Período situado entre os séculos XV e XVI que transformou profundamente a Europa. Nessa época os grandes fidalgos moravam no campo, as construções que eram chamadas de solares(casas enormes, com terrenos maiores ainda, cercados por muros reforçados e onde também habitavam os seus serviçais).
A casa renascentista era composta por um pátio, poço, habitação dos caseiros, estábulos, canil. A moradia do senhor ficava nos fundos. O primeiro pavimento era destinado para a armazenagem, adega, grãos, velas, madeiras, frutos, enfim tudo que era possível armazenar naquela época.
No salão a família se reunia para o carteado, para receber as visitas, na cozinha os numerosos serviçais cumpriam jornadas extensas de trabalho para servir ao senhor e sua família. Os nobres normalmente passavam 3 meses do ano na corte, o resto do ano se dedicavam as suas propriedades rurais.
ARQUITETURA :
Utilização do arco pleno, colunas dóricas, jônicas, madeira aparente, estruturas horizontais, geometria, aplicação da perspectiva, retorno ao classicismo, frontões triangulares, gravuras, simetria, pilastras, dependência do vocabulário greco-romano. As salas eram rodeadas por colunas, as tapeçarias cobriam as paredes ou mesmo as peles de animais, os afrescos e os os apainelados. Usavam as cores primarias e o roxo em adornos. Medalhões, figuras grotescas, figuras mitológicas, brasões, frisos, volutas eram elementos constantes das habitações desse período.
MOBILIÁRIO - Móveis de grandes dimensões, uso da madeira maciça, talha rasa, pesados, quadrangulares. Existiam poucos móveis, normalmente ficavam encosta-
dos nas paredes. Fogões podiam ser esculpidos em mármore. As camas são grandes e cheias de detalhes. Normalmente uma grandes arcas estava presente em quase todas as casas, tanto serviam para guardar os bens do fidalgo, como para armazenar alimentos e ainda para se transformar em uma cama.
O Renascimento atingiu seu auge na primeira metade do Século XVI, Com a construção da Basílica de São Pedro pelo arquiteto Guiliano da Sangallo(1445-1516) e também da Igreja de Santa Maria das Graças pelo arquiteto Donato D'Agnolo. Os grandes arquitetos dedicavam-se na construção de templos religiosos como Andrea Palladio(1518-1580).