A pátina é uma das técnicas de renovação de móveis mais famosa, digo renovação porque há uma preferência pelo uso da pátina para dar uma nova aparência àquele móvel velho que tem um valor emocional para o cliente, mas é claro que a pátina pode e é utilizada em móveis novos.Você também pode aplicá-la em paredes, fica muito bonito.
Reza a lenda que a palavra é italiana e era empregada para caracterizar os efeitos do tempo sobre as pinturas e ornamentos, especialmente os quadros e as esculturas de bronze. Como técnica surgiu da necessidade de alguns artesãos que usavam madeiras de segunda qualidade de disfarçar os veios da madeira que teimavam em ficar aparente, empregando assim tinta branca sobre a madeira. O efeito agradou os franceses e a representante da realeza Maria Antonieta, esposa de Luis XVI, aquela mesma que acabou na guilhotina, escolheu o efeito para decorar diversos ambientes da sua casa :
sala em estilo Pátina provençal
Daí até os nossos dias a pátina não saiu mais da moda, á técnica é de fácil confecção e o efeito é sempre muito elegante, dá um toque envelhecido aos móveis criando um clima de romantismo e sobriedade.
Não importa se você quer aplicar o efeito em um acessório ou em um móvel principal:
ou até em uma parede como já falei. Vou falar sobre a técnica de pátina na parede. Não aconselho decorar um ambiente inteiro com a técnica, acho mais elegante escolher uma parede e aplicar a pátina para um lugar que você quer dar um destaque:
Olhe como esse efeito na parede de tijolos aparentes ficou elegante.
Então vamos a técnica:
Material:
1 tinta látex que será usada como base;
Gosto muito de usar essa tinta da Sherwin Williams por que rende muito e excelente cobertura. Vale a pena pagar o preço.
1 tinta látex que será usada para o efeito;
Aqui escolhi uma tinta preparada a Vitória do catálogo de cores da Coral.
1 pincel apropriado para pátina que vc acha em qualquer loja de artesanato:
observe que as cerdas dele são irregulares justamente para que a tinta só fique em algumas cerdas. Recomendo o pincel de pátina para quem não tem qualquer tipo de pincel, eu uso o meu amiguinho velho que aos poucos foi ele mesmo criando o efeito pátina:
A parede deve estar preparada, passar selador, dar as demãos necessárias para a cor base ficar uniforme, a pátina é um recurso excelente quando vc não quer passar massa corrida na parede, mas se a parede já tem massa corrida vc tem que corrigir as imperfeições dê uma demão de massa corrida e lixe com lixa fina.
Nesse exemplo aqui escolhi uma parede sem passar massa corrida:
Observe que as imperfeições do reboco é que serão responsáveis, junto com o pincel para dar o efeito de pátina.Como já disse se a sua parede tem massa corrida o pincel é que vai ser o principal responsável pelo efeito da pátina. Você deve colocar sempre pouca tinta no pincel e passá-lo sempre em uma outra superfície para retirar o excesso de tinta.
Eu sacudo a lata de tinta e fico só usando a tampa da lata, assim o pincel não fica encharcado:
Depois é só ir pintando a parede sempre na mesma direção:
Olhe o efeito final:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM GOSTA COMENTA!