Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 26 de março de 2013

CONHECENDO O CLIENTE - ENTREVISTA CLIENTE

Uma das maiores preocupações das profissões que prestam serviços personalizados,como é o caso do Designer de Interiores é identificar rapidamente quais são as necessidades e as potencialidades de um novo cliente.Normalmente fazemos como os profissionais de saúde, aplicamos uma anamnese, um questionário que visa clarear as nossas idéias a respeito de alguém que acabamos de conhecer.
Um facilitador é quando a entrevista é realizada no "ambiente" do cliente. A visão geral e imediata que temos ao chegar em um novo ambiente diz muito da pessoa que estamos conhecendo, mas pode nos conduzir a erros fenomenais também. Sei de uma amiga que visitou um cliente em um apartamento enorme, cheio de peças clássicas e caras, deduziu logicamente que esse seria um trabalho volumoso. Depois da conversa descobriu que a situação financeira do cliente mudara e a ordem era economizar!!
Outro técnica interessante é colocar o cliente em um lugar que tenha fotos de ambientes decorados e dá um tempo, disfarçando que precisa assinar alguns  papéis e verificar para qual ambiente o cliente direciona o olhar.
Não acho nem interessante nem atrativo aquela velha sequência de perguntas que o cliente nem sequer se sente a vontade de responder.
Acho que um questionário deve abranger algumas questões básicas :

1. Qual a cor que jamais usaria ?(algumas pessoas tem horror a determinadas cores.)
2.Gosta de assistir televisão na sala ou no quarto?(muitos acham brega ter televisão na sala, de cara a pessoa já vai explicitar isso)
3.Para você que ítem não pode faltar em um quarto?
4.E em um banheiro?
5.A cozinha é lugar de bagunça ou de atividades?(se gostar de cozinhar vai gostar da cozinha, caso contrário com certeza vai dizer que é lugar de bagunça)
6.Quais as combinações de cores que mais lhe agrada?(é uma pergunta que o cliente demora um pouco a responder,ofereca-lhe opções)
7. E bichos? qual a sua opinião sobre a criação de bichos em casa?
8. Recebe muitas visitas?(O apartamento ou casa pode virar um pardieiro se nós não atentarmos para esse detalhe! Mas o cliente as vezes esquece das visitas)
9.Possui algum hobby?(quer coisa mais carinhosa do que contemplar o cliente com um cantinho só para fazer o que gosta?).
10.Onde fazem suas refeições?(a família mudou, muitos adolescentes hoje têm a liberdade de almoçar em seus quartos, na frente da televisão, etc..., temos que estar atentos a nova realidade dos lares brasileiros)
11.Gosta de participar diretamente da escolha do mobiliário?(Você vai saber com conduzir a escolha das peças).
12. Qual a sua expectativa ao contratar um designer de interiores?(Acho que a resposta a essa pergunta reflete todas as ansiedades dos clientes)
caderninho.gif
Não faça muitas perguntas, concentre-se em observar. Existem alguns sinais que o corpo emite e que nós que trabalhamos com pessoas precisamos conhecer:

A cliente não larga a bolsa óbvio que ela não está a vontade. Quando o ambiente é convidativo a primeira coisa que a mulher faz é arranjar um lugar para colocar a bolsa. Se suas clientes estão fazendo isso, investigue!

Braços cruzados - resistência, 


Nariz  e queixos  empinados

Desaprovação do que ouve.

SORRISO SECO

É o sorriso por educação. Seu pensamento não está concordando com o seu corpo. Mude rapidamente de estratégia.

PALMAS DA MÃO PARA CIMA


Você está na direção certa. A pessoa está concordando com você, está achando sua conversa agradável.

BRAÇOS SOBRE A MESA, PALMAS DA MÃO PARA BAIXO

Já tenho minha opinião formada.
BRAÇOS SOBRE A MESA, MÃOS JUNTAS

Insegurança, parece dizer:
Tomara que o designer saiba o que está fazendo.

CORPO INCLINADO PARA FRENTE MÃOS EM CONCHA

Concordo com você. Siga em frente, está no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM GOSTA COMENTA!