Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 18 de outubro de 2014

PINTAR A CASA - DICAS PARA ESCOLHER A TINTA CERTA

Pintar ou repintar uma construção pode se tornar uma tarefa fácil e mais econômica se você se der ao trabalho de entender um pouco sobre tintas. Veja aqui algumas conceitos para que você possa escolher com mais segurança qual tinta empregar em seu imóvel.

Podemos definir tinta como uma substância líquida, colorida que é empregada para revestir superfícies e após secagem forma uma película sólida aderente, sem que haja incorporação. 
 Tintas são formada por: resinas, componente que forma a película protetora depois que a tinta seca, vários pigmentos (que podem ser de origem mineral ou orgânica) que irão dar a cor e características de durabilidade, consistência e outras mais; os solventes que conferem às tintas a homogeneidade, viscosidade, permitindo que ela seja aplicada mais facilmente e os Aditivos, produtos químicos que visam aumentar a eficiência da tinta, os secantes, bactericidas, fungicidas. Fica claro então que a embora na maioria das vezes recorramos às tintas para uma finalidade estética, há também e principalmente uma função protetora das superfícies no seu emprego.
Importante é saber que uma tinta para ser considerada de boa qualidade é necessário que apresente algumas características essenciais:

Durabilidade :Por quanto tempo mantém o aspecto da cor, não descasca, nem desbota, etc;

Capacidade de cobertura  e rendimento: qual área em metros quadrados  que a tinta em capacidade para cobrir  e quantas demãos são necessárias para que a cor fique uniforme;
Resistência à abrasão:  a tinta pode ser lavada com materiais abrasivos(por exemplo uma bucha áspera) sem sofrer deformação?
Tempo de secagem e grau de diluição: quanto tempo é necessário para que a tinta seja considerada seca e possível de aplicação de outra demão e quanto se pode acrescentar de líquido para dissolver a tinta.
Outro ponto importante é quanto aos tipos de acabamento de uma tinta, eles podem ser:

Fosco - quando não tem brilho, é o mais encontrado no mercado quando se fala de tintas látex, exige menos técnica na aplicação, além de permitir uma maior difusão da luminosidade e o disfarçe de imperfeições em paredes sem um bom acabamento.Felizmente a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas já institui padrões de qualidades para esse tipo de tinta.

Acetinado - Propicia um acabamento mais suave com discreto brilho, é também mais resistente a lavagens e mofo, as imperfeições da superfícies ficam destacadas nesse tipo de acabamento.

Semibrilho e Alto Brilho possuem maior brilho e devem ser aplicados em superfícies bem acabadas pois destacam muito as imperfeições. As tintas de alto brilho devem ser utilizadas com bastante critério para não dar um ar "cafona" à superfície onde vai ser empregada.


Há  diversos segmentos de tintas, mas aqui vamos tratar das imobiliárias. 

As tintas imobiliárias estão divididas em 4 principais categorias:
Esmaltes;
Látex;
Revestimentos especiais

Observe que não falei dos vernizes, porque são um capítulo a parte e vou tratar em outro post.
Então em sua casa você certamente vai precisar de pelo menos 2 desses tipos de tinta, por isso vamos conhecer todas:



PARA MADEIRAS, PORTAS, CORRIMÃOS, GRADES, enfim tudo que seja de ferro e madeira iremos utilizar os  esmaltes sintéticos,essas tintas têm como principal vantagem a qualidade do acabamento, a durabilidade  em torno de 6 anos, além de alto rendimento. Nada impede o seu uso em alvenaria, tenho utilizado sem problemas, principalmente quando quero dar um acabamento destacado em alguma parede.

Atualmente podemos encontrar no mercado os seguintes tipos de esmaltes:
Esmalte sintético base água - Você pode usar água para diluir a tinta e limpar os pincéis(ufa!);

 

 

Esmalte Sintético base solvente - Deve usar aguarrás na sua diluição:


Sabe qual a principal diferença entre eles? a principal é ecológica, enquanto a base agua usa na sua formulação água é claro, a outra usa solventes que como sabemos são prejudiciais ao meio ambiente.
Os esmaltes a base água também possuem menor odor e menor tempo de secagem, há quem diga que elas não possuem o mesmo poder de aderência das de base solvente, ou seja descascam mais rápido, mas se você preparar a sua superfície corretamente e utilizar uma boa tinta isso não vai ocorrer. A desvantagem ainda é a diferença de preço, as de base água são mais caras e ainda tem poucas opções de cores. Além disso só os esmaltes a base de solventes possui as variações de brilhante, acetinado e fosco.
Para escolher entre os dois tipos você deve levar em consideração primeiro o tipo de acabamento que você quer e a cor que deseja, se o esmalte base água atender a esses dois requisitos pode optar por ele, você não vai se arrepender.
Uma coisa é fato, se você é do tipo faça você mesmo, de cara você vai preferir aquelas a base de água. A sujeira dos pincéis é menor, o manuseio é mais fácil.

Importante - tintas e chuva ou umidade não se combinam. É melhor você adiar por uns dias a pintura do que perder material e tempo fazendo-a em condições climáticas desfavoráveis! 

PARA ALVENARIAS EM GERAL(paredes, acabamentos em cimento, etc) - Tintas Latex PVA, Acrílicas e Texturas
Nas tintas látex a resinas empregadas são a acetato de Polivinila ou PVA ou a Acrílica. A látex PVA deve ser usada em ambientes internos, o acabamento pode ser fosco e  fosco aveludado, tem uma durabilidade em torno de 3 a 4 anos.Não deve ser utilizada em áreas molhadas. Seca completamente em mais ou menos 12 horas e um galão de 3,6 litros rende, dependendo da qualidade da tinta até 50m² .

As látex acrílicas são bem mais resistentes, podem ser aplicadas tanto no interior como no exterior da casa, inclusive fachadas, embora seja mais cara tem boa durabilidade, mais ou menos 4 a 5 anos e é recomendada para aplicação  em  áreas molhadas, zonas litorâneas e com muita poluição. Pode ser encontrada com os acabamentos fosco, acetinado e semibrilho. O acabamento fosco é o mais comum, se sua parede não é muito bem acabada esse tipo de acabamento ajuda a esconder as imperfeições da parede, já o acetinado e semibrilho devem serem empregados em paredes sem imperfeições, porque eles as deixam mais visíveis.
Texturas - também a base de resinas acrílicas, possuem em sua composição possuem minerais em maior quantidade e tamanho das partículas, que possibilitam a criação de diferentes relevos. Há no mercado uma enorme variedade de texturizadas que abordaremos separadamente porque essas tintas além do alto grau de impermeabilização possuem um forte apelo estético. e minerais 


Revestimentos especiais:
Pisos : Também utiliza na sua composição resinas acrílicas ou base epóxi, o que a pessoa deve considerar na escolha entre uma e outra são as condições de tráfego e a exposição às intempéries.

 A tinta epóxi é bem mais cara e pode ser usada até em banheiros e alto tráfego, há tintas que garantem até resistência a pneus quentes e respingos de graxa, óleo e outros agentes, como é o caso dessa tinta da Sherwin Williams:

Já a de base acrílica pode tranquilamente ser empregada em  pisos cimentados, repintura, concreto rústico ou liso e até quadras esportivas, tanto em áreas internas como externas.

Azulejos : Deve ser empregada as tintas a base de resina epóxi, pois esse tipo de resina propicia maior aderência, necessária na aplicação sobre esse tipo de material vitrificado. Essas tintas são as mais caras do mercado, mas com certeza sai mais barato aplicar a tinta para fazer uma reforma rápida do que trocar o revestimento de um cômodo,. Em geral um galão de tinta epóxi cobre em torno de 65m². a tinta epóxi pode ser aplicada na maioria das superfícies.


Telhas, pedras e tijolos: - Resinas acrílicas de alto brilho com grande poder de impermeabilização e também as tintas térmicas que refletem o calor, permitindo isolamento térmico ao ambiente. 
E qual marca de tinta escolher?
A maioria das grandes marcas possuem três categorias de tintas, cuja diferença principal ente elas está na composição e durabilidade:
Econômicas - duram de 1 a 2 anos e normalmente devem ser empregadas em áreas internas;
Standard - duram de 2 a 3 anos e tem maior cobertura ;
Premium - duram até 5 anos, são bem mais resistentes. 
Testes realizados pelo Inmetro em 15 marcas de tintas econômicas tiveram 8 marcas reprovadas, assim antes de comprar uma tinta, não importa a cor, consulte o site da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas - ABRAFATI e veja se a tinta que pensa comprar tem certificado da associação no endereço:http://www.tintadequalidade.com.br/qualidade-aprovada/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM GOSTA COMENTA!