CADEIRA KLISMOS
A primeira cadeira com estilo marcado que podemos encontrar na história do mobiliário é a Klismos, desenvolvida na Antiga Grécia por volta do século V. Caracteriza-se por pernas curvas, encosto côncavo normalmente com duas travessas. Infelizmente não chegou a nossos dias nenhum exemplar desse móvel, nossas referências são indiretas, através das pinturas em vasos. O klismos continua atual. Se observamos bem ainda existem muitas industrias que se inspiram nesse modelo.
Imagem de Klismos encontrada em vasos.
Escultura contendo cadeira Klismos.
Aqui a klismos aparece em uma excelente releitura com assento almofadado.O estilo da cadeira é realmente moderno
Os gregos já pensavam na ergonomia, procuravam acomodar o corpo do homem à cadeira.A mistura das cadeiras klismos com a mesa Saarinen deu classe e leveza ao ambiente.
CADEIRA SAVONAROLA
surgiu por volta do século XV na Itália, seu formato de uma cadeira mais leve, em forma de tesoura que se pode fechar tornou-a bastante popular.
Muitas vezes esculpida à mão, os modelos da época eram também compostos por vários feixes de madeira articulados em formato de x, sendo essa a sua principal característica
como nessa imagem.O fato dela ser facilmente dobrável facilitava o transporte da mesma, pois naquela época isso era muito importante porque os senhores feudais viviam mudando de cidades em função das disputas da época medieval.
Como sempre essa cadeira também continua sendo alvo de releituras e ainda é muito utilizada para ambientes clássicos.
Veja com a cadeira deu um toque de classe ao banheiro:
E aqui em um estúdio de Roberto Cavali:
fonte:pinterest.@ ELLE DECOR elledecor.com Foto por Thibault Jeanson
CADEIRA FARTHINGALE
Não continua tão famosa assim, mas é considerada a primeira cadeira voltada para o conforto de quem senta, dizem que foi inventada para acomodar as enormes saias das mulheres da época, tem o assento baixo e não tem braços, o espaldar alto e reto, assento e espaldar almofadados.
Normalmente a Farthingale tem essas travessas nos pés, como um arremate e também os acabamentos em franjas e tachinhas.
Olhe como o tom tangerina da parede combinou com a cor dos assentos das cadeiras estilo farthingale.
CADEIRA BERGÉRE
Surgiu no reinado de Luis XV, ela é larga e confortável, possui braços, as costas e os lados são fechados por estofos e uma moldura de madeira entalhada.Normalmente a almofada do assento é solta. São extremamente charmosas e atualíssimas e também por isso Caras!!!
Não há quem não fique elegante sentado em uma dessas!
Precisa de mais alguma coisa nesse ambiente. As duas cadeiras Bergére deram o toque de sofisticação e elegância.
Ela por si só já define qualquer ambiente como glamuroso.
Existem variações da cadeira Bergère, mas as linhas são sempre essas que delineei. A mais famosa das variações é a famosíssima LUIS XV
É uma das cadeiras mais reproduzidas no mundo, sempre atual, enriquece qualquer ambiente.Todos os arquitetos e decoradores famosos já fizeram um projeto incluindo uma Luis XV:
A revival Luis XV combinou perfeitamente com os demais elementos.
Aqui a inspiração é totalmente clássica.
CADEIRAS CHIPPENDALE
Assim chamada por que foi criada por Thomas Chippendale(1718-1779) um dos maiores artífices da movelaria. Originalmente feita em Mogno, madeira nobre, as pernas e o espaldar são levemente arqueados para trás, o encosto é entalhado no melhor estilo rococó.Aliás, são essas costas torneadas, esculpidas que distinguem as cadeiras Chippendale.
Puro luxo os encostos dessas cadeiras, os pés em estilo rococó, cabriolet, são realmente suntuosas.
Essas possuem as pernas retas, mas os encostos são cada um mais lindo que o outro.
Adorei essa releitura em acrílico, ficou maravilhosa!
Até uma sopinha básica vai ter um sabor melhor !Essas cadeiras realmente são chiquérrimas.
CADEIRA THONET
Assim como a Chippendale a cadeira Thonet leva o nome do seu criador, a partir do século XVIII a questão do design integra definitivamente a questão do móvel, os designers de móveis passam a nominar as suas criações, a imprimir um conceito nos seus desenhos. Michael Thonet inseriu os móveis de madeira laminada e dobrada, ele difundiu a técnica de moldar a madeira, foi um pioneiro nessa técnica.
A mais famosa de suas cadeiras, ele desenhou várias, é a nº 14
Thonet influenciou fortemente a movelaria brasileira do início do século XX.
Seus móveis eram curvados a partir da utilização do vapor. Seu processo produtivo era pensado para ser feito em série, por isso a concepção era elegante e funcional. As cadeiras não tinham juntas e ainda economizavam material. Daí o sucesso em todo mundo.
São linhas simples, mas que impõem charme ao ambiente.
A versão de balanço também é famosa:
Certamente você já teve a oportunidade de sentar em uma dessas!
CADEIRA SUSSEX
Com desenho original de Efraim Colman,essa cadeira obteve sucesso através de William Morris, famoso designer criador do movimento Arts and Crafts, o modelo adaptado por Phill Webb integrou a decoração da Red Hous, casa em que o casal Morris morou,
A preferência por madeiras escuras, acabamento liso e e encosto curvo são características dessa cadeira.
WASSILY
O aço é a grande novidade, essa cadeira é feita de tubos de aço cromado com assento de tiras de couro.desenhada por Marcel Breuer em 1925.
MODILHÃO
Também feita em aço cromado, o assento e o encosto pode ser de junco, tela. A grande novidade fica por conta da quantidade de pés da cadeira, apenas dois, conseguindo com simplicidade transmitir robustez e leveza.
Ela continua sendo reproduzida e reinventada. Seu uso é mais direcionado para escritórios.
ZIG ZAG
O desenho da cadeira é o mais inovador desse período, de madeira com parafusos de latão. O nome se encaixa perfeitamente na sua forma.Inventada por Gerrit Thomas Rietveld.
CADEIRA BARCELONA
Criada por Mies Van der Rohe em 1929 é também uma das mais famosas. Composta de duas barras curvas de aço inoxidável que se cruzam de cada lado, assento amplo e estofado com espuma de borracha, apoiado em tiras de couro. Sempre esteve associada ao luxo.
Realmente é muito confortável, além de ter um charme muito especial.
LE CORBUSIER
existem 3 modelos de cadeiras famosas desenhadas por Le Corbusier, que é considerado um dos arquitetos e designer mais influentes do século XX.
A grand Confort
Com armação de tubos de aço cromado e assentos soltos de 1928.
A cadeira basculante
Também com tubos de aço cromado e com molas tensoras e pele de vitela no assento e encosto.
E a chaise Longue Le Corbusier ´- até os dias de hoje objeto de desejo de ricos e famosos.
É também de aço cromado, a base é de aço pintado de preto e além de tudo é regulável.
CADEIRA SWAN
A concha da cadeira é feita em fibra de vidro e estofada com espuma. Projeto de Arne Jacobsen de 1958.As pernas da cadeira são substituidas por uma base de aço com os 4 apoios, é uma verdadeira escultura. Continua em alta.
Pefeita para o ambiente, entretanto ocupa muito espaço. É preciso ter cuidado na hora de usá-las em ambientes pequenos.
POLTRONA EGG
Também moldada em fibra de vidro, em forma de casca de ovo, possui base giratória em alumínio. Do mesmo autor da poltrona Swan.
Design moderníssimo, está mais utilizada do que nunca. Todos clientes querem uma cadeira dessa e a versatilidade do acabamento as deixa maravilhosas.
Assim como a Swan também ocupa muito espaço. Não é qualquer sala que pode ter uma poltrona Egg.
Existem ainda alguns modelos famosos,mas depois eu acrescento.
otimo post, parabens.
ResponderExcluirÓtima dica...muito interessante.
ResponderExcluirAdorei a aula sobre as cadeiras clássicas. Tenho uma Savonarola, mas infelizmente ela não fecha mais.
ResponderExcluirAs savonarolas apenas tinha a aparência de fechar e abrir.
ExcluirAs savonarolas apenas tinha a aparência de fechar e abrir.
ExcluirA cadeira Savonarola é renascentista, então não era usada pelos senhores feudais. Ela dava a aparência de ser dobrável, mas não era.
ResponderExcluirObrigada pela correção. bjs
Excluir