A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental.Pois os gregos tinha uma cultura elevada. Desenvolveram o estudo da filosofia, das artes, enfim se dedicaram ao engrandecimento do conhecimento humano. Quando falamos em estilo grego, precisamos nos lembrar das suas características:
ARQUITETURA -Ruínas descobertas em escavações feitas no final do século 19 demonstram o estilo grego de construir. As edificações usavam tijolos cozidos ao sol, as fundações eram de pedra. As casas possuíam sempre uma área central para onde todos os cômodos eram voltados. Esse pátio interior normalmente era dotado de um pequeno lago, que captava a água da chuva para armazenamento.
Palácio de Knossos - Creta
Havia um espaço destinado a cerimônias religiosas onde normalmente se erguia um altar consagrado à Zeus.
Estabeleceram métodos formais de construção a que chamavam de ordens. As principais ordens gregas eram:
As paredes de estuque colorido eram decoradas ou revestidas com mosaicos, já os aposentos destinados ao banho eram cobertos com argamassa ou ladrilhados.
As casas de andar tinham os pavimentos superiores feitos por tábuas de madeira ou caniçado coberto por argamassa.
Muitas construções gregas eram em pedras, imitando as construções egípcias, mas com o uso do calcário e do mármore. O formato das construções eram principalmente retangulares, sendo que a maioria delas tinham um pórtico adornado com as colunas já descritas.
MOBILIÁRIO:
O móvel que hoje caracteriza o mobiliário grego da antiguidade é a cadeira Klismos:
Embora nenhuma tenha chegado aos nossos dias através das fontes indiretas podemos ver a sua estrutura, caracterizada principalmente pelas pernas arqueadas e encosto curvado. As mesas de três pés também eram muito utilizadas, as chamadas trípodes de tampo redondo e pés em forma de patas de animais, sendo as pernas finalizadas com cabeças de aves, como nessa reprodução:
Famosos também eram os sofás onde os senhores se reclinavam nas longas reuniões em casa, das quais as mulheres não tinham o direito de participar:
A armação do móvel era trançada ou com tiras de couro. Existia um estofo e travesseiros confeccionados com tecidos ricos de ã ou linho, os pés eram torneados e formavam um capitel na parte superior.
O vocabulário estético eram as rosetas, as patas de animais,as volutas, cabeças de aves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUEM GOSTA COMENTA!