Visualizações de páginas da semana passada

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

FERRO - HISTÓRIA DO USO -ARQUITETURA/DESIGN

Não é à-toa que existe um período na história da humanidade chamado Idade do Ferro, foi nessa época pré-histórica, cerca de 1600 A.C que o homem desenvolveu a capacidade de forjar o ferro. Acreditava-se que o ferro era um presente dos Deuses, já que ele é encontrado em meteoritos (àqueles corpos que caem do céu). Conta-se que o começo do seu uso se deu por acaso, quando algum ancestral nosso colocou pedras de meteoritos para conservar o fogo de uma fogueira, a fogueira propiciou que a pedra amolecesse e daí até os dias de hoje esse é um dos metais mais importantes para a economia mundial.Alguns historiadores afirmam que o ferro foi a base do desenvolvimento industrial do mundo.
Podemos ver aqui alguns artefatos desse período que sobreviveram até os nossos dias

Há também um martelo encontrado no Texas, em 1936 que segundo cientistas é de um período bem antes da chamada idade do ferro:

Foram os Hindus que primeiro dominaram as técnicas de  transformação do ferro em objetos úteis ao homem. No começo o ferro era aquecido através do uso de fornos rudimentares e com a invenção das máquinas a vapor ele teve acelerado o seu uso em artefatos para o nosso uso. Bem, do longo caminho até o aço é muita história, o fato é que até hoje somos cercados de objetos feitos a partir do ferro.
Na produção de móveis temos registro do uso do ferro já no Antigo Egito, entretanto foi na Grécia que o seu uso foi intensificado, mas é a partir da idade média que podemos notar a introdução de vários acessórios de ferro na confecção do mobiliário. Puxadores, pés, fechaduras.

Com o aperfeiçoamento das técnicas de aproveitamento do minério e de fundição o que barateou o seu custo,  o ferro entrou definitivamente na confecção de artefatos para as casas, principalmente as tochas para iluminação à óleo, depois os lustres


Depois, a partir do século XIX o ferro passa a compor definitivamente a arquitetura das casas de maneira mais intensiva, 



podemos encontrar espaços inteiros todos construídos de ferro como é o caso desses característicos "coretos" que podemos encontrar em diversas cidades europeias e brasileiras:
Segundo José Amado Mendes, em sua tese: O ferro das artes mecânicas às Belas Artes,e todos os domínios que, no 

século passado, sofreram transformações consideráveis, o ferro esteve  presente. Entre outros, considerem-se os seguintes exemplos:
 caminho-de-ferro (vias e material circulante, desde as poderosas 
locomotivas às requintadas carruagens, estações e estruturas anexas, pontes, etc.). Foi aquele que, durante décadas, mais contribuiu para o  desenvolvimento da siderurgia; 
 edifícios (industriais, mercados, armazéns, estruturas portuárias e 
outros equipamentos colectivos); 
 abastecimento (de água, gás e, posteriormente, electricidade) e 
saneamento básico; 
construção naval (desde as pequenas embarcações aos gigantescos 
“vapores”, cujo casco e outras estruturas passaram a ser de ferro e/ou de aço). 
o ferro tinha ainda outra vantagem, diminuía o risco de incêndios. Assim é que podemos ver no século XIX e XX a proliferação da aplicação do ferro na construção de diversas formas:
estruturas diversas;


Gradis(que ainda continuam sendo utilizado até hoje)
Com o constante processo de evolução da obtenção do ferro chegamos ao aço, que nada mais é que o ferro associado ao carbono e livre de impureza. Com o aço o ferro ganhou uma nova dimensão. Assim podemos ver verdadeiros arranha-céus, maravilhosas obras de engenharia feitas de aço, mostrando que o ferro veio para ficar como componente essencial no desenvolvimento humano.
Torre Eiffel construção icônica do uso do ferro, quase virou sucata. Foi feita para ser desmanchada. Imagine!

Estação Atocha - Madrid











Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM GOSTA COMENTA!